Download dos slides das apresentações:

Merljin Twaalfhoven (arquivo docx)

Jennifer Dautermann (arquivo ppt)

 

23/01 . 18h-21h (Sáb) - Oi Futuro Ipanema

Entrada Gratuita sujeita à lotação

 

Um encontro para se discutir e apresentar novas ideias no que se refere a produção e consumo de música clássica nos dias atuais. 

Entrada gratuita, sujeita à lotação de 92 pessoas, com distribuição de senhas a partir de 30 minutos do início do evento. Os participantes do Painel Rc4 têm prioridade de entrada na Festa Tecnoclássica, que será realizada em seguida às palestras.

 

Palestras:

 

Merlijn Twaalfhoven

Iniciativas inovadoras na área social – a arte como um poderoso instrumento de pacificação nas zonas de conflito

18h - 18h30

Merlijn_Twaalfhoven_-_Fotograaf_Marisa_Beretta.jpg

Premiado pela UNESCO em 2011 por promover o diálogo intercultural entre o Mundo Árabe e  Ocidental, este jovem compositor constantemente se arrisca em zonas de conflito incluindo a Faixa de Gaza, em projetos inovadores com refugiados, Merljin atua nestas áreas de risco com resultados extremamente positivos envolvendo crianças e comunidades locais conectando   profissionais e amadores, absorvendo  tradições locais, e  estilos contrastantes, explorando  espaços espetaculares e a riqueza da diversidade cultural, criando música para todos os sentidos, um dos  focos  de Merlijn é em engajamento público e shows interativos no mundo da música clássica, construção de redes e desenvolvimento de um método para um envolvimento de músicos e outros artistas de forma mais direta com a sociedade.  Em sua palestra, Merlijn falará sobre como um artista pode contribuir para os desafios e conflitos globais.

 

Stéphane Dorin

FORMAÇÃO DE PLATÉIAS NA CENA CLÁSSICA DO SÉC XXI

18h35 - 19h05

PhD em Sociologia pela Universidade de Limoges, seus estudos enfocam no consumo e produção de música através do processo da industrialização, sua difusão na era digital através das mídias sociais, e como a sua recepção ocorre de diferentes maneiras ao redor do globo. Dorin debate o advento da interdisciplinaridade e seus benefícios para a geração Y, é o organizador do Colloque Musique Classique em Paris conferência sobre a música clássica que mobilizou a cena parisiense.

 

JENNIFER DAUTERMANN

THE NOW AND THE NEXT NA MÚSICA DE CONCERTO - ESTUDOS E DISCUSSÕES SOBRE NOVOS EMPREENDIMENTOS NA ÁREA DA MÚSICA CLÁSSICA NACIONAL E INTERNACIONAL

19h10 - 19h35

Jennifer Dautermann-1.JPG

Com experiência de quase uma década em gestão de projetos no British Council, em 2009 Jennifer criou o Festival C3 (Club Clássico Contemporâneo), uma vitrine para a música clássica contemporânea. Com uma programação constituída por artistas que misturam elementos clássicos, alta tecnologia e música eletrônica, o Festival aconteceu no famoso clube Berghain, em Berlim. Em 2011 criou a feira especializada em música clássica Classical:NEXT em parceria com a Piranha Records, que hoje é considerada a maior feira global do ramo.

 

BRENDAN WALSH 

Iniciativas contemporâneas na cena global da música clássica: negócios x artes

19h35 - 19h55

A diferença entre o mundo dos negócios e o universo das artes, seus pontos de encontro e suas possibilidades, são traduzidos na palestra do violoncelista e empreendedor cultural Brendan Walsh. Brendan compartilha sua vivência com novos modelos de negócio, a Classical Music Rave e sua experiência com discotecagem clássica com o seu projeto Mengel & Berg, inspirando o público com sua visão sobre o valor das artes e da música clássica.

 

Robert Zimmermann

Transformação Digital da filarmônica de Berlim - Estratégias por trás da Sala de Concertos Digital e Comunicação nas Mídias Sociais

20h - 20h50

Diretor de Marketing da Filarmônica de Berlim - Digital Concert Hall, Robert é o CEO da Filarmônica de Berlim, orquestra considerada a mais renomada do mundo. Responsável pela implantação do conceito Teatro-Estúdio da grande Sala da Filarmônica de Berlim - o Digital Concert Hall - em uma iniciativa sem precedentes disponibilizou a opção dos seus concertos serem assistidos via streaming. Todos os concertos da Orquestra são transmitidos ao vivo on-line e depois disponibilizados em arquivo de vídeo no banco de dados online, onde estão registrados os maiores nomes da música clássica. Atualmente estão disponíveis mais de 80 concertos na plataforma.
Criou uma série de produtos digitais ampliando o volume de negócios e alcance de visibilidade, dividindo a experiência do reposicionamento e de novas iniciativas a partir de resultados concretos. Apresentará as estratégias por trás da Digital Concert Hall, apresentando exemplos de ações que foram bem sucedidas e “Porque”. Zimmermann debaterá o futuro da música Clássica e Contemporânea, sobretudo o impacto dos serviços de streaming combinados com a formação de plateia.

 

Debate com os palestrantes

Como a conectividade está mudando a forma de vivenciar a cultura global - música, desafios e transformações

20h55 - 21h30

 

Comente sobre o Painel Rc4