8-31/01/16 . 13H-21H (ter-dom)

Oi Futuro Ipanema

COMPUTER ORCHESTRA

computerorchestra.png

O Rc4 de 2016 também mescla música e tecnologia a serviço da interatividade. Abrindo o evento, a galeria do 3º andar do Oi Futuro Ipanema será o palco do projeto Computer Orchestra, uma instalação idealizada pelos designers Laura Perrenoud, Jonas Lacôte e Simon de Diesbach da ECAL (École Cantonale D'Art de Lausanne), é uma instalação onde o público poderá interagir com uma orquestra de computadores, ativados cineticamente através dos gestos de um maestro (o próprio público), que são recebidos através de um Kinect. A instalação é composta por 12 laptops, dispostos em mesas individuais que fazem o papel do maestro e de diferentes instrumentos musicais. A instalação para o Festival Rc4 foi criada com intercâmbio e participação dos alunos da UNIRIO.


KAI SCHUMACHER 

15/01/16 . 21H (sex)

Oi Futuro Ipanema

Kai-Schumacher-1a.png

O virtuoso pianista Kai Schumacher mistura clássicos contemporâneos, techno, rock, sound bits e um toque de jazz com piano acústico, piano de brinquedo e eletrônica. Explora elementos do Dadaísmo e da pista de dança, avant-garde e cultura pop. Seu repertório enfatiza a música contemporânea americana para o piano.


PIANORQUESTRA

COM BRYAN HOLMES

16/01/16 . 21H (sáb)

Oi Futuro Ipanema

PianOrquestra-1b.png

Aclamado pela crítica especializada como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental experimental brasileira, o PianOrquestra é um trabalho único no mundo, que consiste em 10 mãos e 1 piano preparado formando sua própria orquestra de sons. Com o uso de baquetas, palhetas de violão e fios de náilon, o grupo explora uma linguagem brasileira contemporânea criando infinitas possibilidades de timbres e sonoridades em uma sincronia única. Neste espetáculo o grupo integra recursos de processamentoeletrônico aliado a elementos visuais e performáticos. O PianOrquestra tem direção musical do pianista e diretor musical Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore, Priscilla Azevedo e Anne Amberget, e da percussionista Mako Tanaka. O grupo explora elementos da música clássica, contemporânea, popular e elementos étnicos.


JOBY BURGESS

POWERPLANT

22/01/16 . 21H (sex)

Oi Futuro Ipanema

Joby-Burgess-1b.png

“O trabalho mais contemporâneo da atualidade, explorando a integração da performance com percussão sinfônica com videos incrivelmente roteirizados. Um espetáculo fascinante”

— NPR

O percussionista britânico Joby Burgess é conhecido por suas performances virtuosas e ágeis e um extenso trabalho na área da educação. Trabalha com Ensemble Bash, New Noise, Uncharted e principalmente com o coletivo audiovisual Powerplant - no qual os mundos do minimalismo e música eletrônica colidem. Participou de turnês com Peter Gabriel e da estreia do Concerto de Gabriel Prokofiev para DJ, orquestra e percussão, comissionado por Graham Fitkin e Will Gregory.


23/01/16 . 18H-21H (sáb)

Oi Futuro Ipanema

painel rc4

NOVAS TENDÊNCIAS NA MÚSICA CLÁSSICA

imgrc4-site-Robert-Zimmermann.jpg
 

Um encontro para se discutir e apresentar novas ideias no que se refere a produção e consumo de música clássica nos dias atuais.

PALESTRAS:

  • MERLIJN TWAALFHOVEN (18h - 18h30)
    Iniciativas Inovadoras na Área Social – A Arte Como Um Poderoso Instrumento de Pacificação nas Zonas de Conflito

  • STÉPHANE DORIN (18h35 - 19h05)
    Formação de Platéias na Cena Clássica do Séc XXI

  • JENNIFER DAUTERMANN (19h10 - 19h35)

    The Now and The Next na Música de Concerto -
    Estudos r Discussões sobre Novos Empreendimentos na Área da Música Clássica Nacional e Internacional

  • BRENDAN WALSH (19h35 - 19h55)

    Iniciativas Contemporâneas na Cena Global da Música Clássica: Negócios X Artes

  • ROBERT ZIMMERMANN (20h - 20h50)

    Transformação Digital da Filarmônica de Berlim - Estratégias por Trás da Sala de Concertos Digital e Comunicação nas Mídias Sociais

  • DEBATE COM OS PALESTRANTES (20h55 - 21h30)

    Como a Conectividade Está Mudando a Forma de Vivenciar a Cultura Global - Música, Desafios e Transformações


23/01 . 21H-23H (sáb)

Oi Futuro Ipanema

FESTA TECNOCLÁSSICA

"JAM SESSION" DO SÉCULO XXI

img-festa.jpg

Com participação e intercâmbio entre artistas de diversos gêneros clássicos, que integra performances em tempo real com DJs e eletrônica, num ambiente descontraído. Com projeções e improvisos, será uma festa com a mais alta energia.

Entrada gratuita, sujeita à lotação de 150 pessoas. Participantes do Painel Rc4 terão prioridade na entrada.


29/01/16 . 13H-21H (ter-dom)

Oi Futuro Ipanema

SÉRGIO KRAKOWSKI

COM PAULO DANTAS

imgsite-SergioKrakowski.jpg

Sérgio Krakowski atuou em vários contextos musicais no choro. Foi reverenciado pelo “The New York Times” como “uma das revelações do ritmo brasileiro”. Dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Gonzalo Rubalcaba, Tigran Hamasyan, Lenine, Chico César, Maria João, Mário Laginha, Nelson Veras, Yamandú Costa e Hamilton de Holanda. Em maio de 2014, Sergio Krakowski criou um concerto solo com Pandeiro e Eletrônica comissionado pela NYSCA, que foi apresentado no Guggenheim de Bilbao e na galeria de arte 59 em Paris.